O QUE É A MÚSICA?

A música é uma das coisas que, em minha modesta opinião, tem maior poder de envolvimento e transcendência no que diz respeito ao ser humano. Ainda não conheci nada que possa conectar os dois universos (físico e psíquico) com tanta suavidade e precisão quanto ela.

Hoje debate-se sem muitos critérios se isso ou aquilo pode ou não ser considerado música. Eu confesso que tenho muitas dúvidas em relação a essa discussão. Acredito que a música não depende exclusivamente de sua melodia, harmonia e ritmo para ser considerada como tal. Mas, posso deixar uma sugestão, se você me permite: A música é um padrão vibratório que expressa os sentimentos mais íntimos do nosso ser. Através dela forma-se uma ponte entre nós, seres temporários, e uma “dimensão” não explicável, de caráter metafísico.

Se, ao tocarmos, cantarmos ou ouvirmos uma música, sentimos como se transladados para um plano mais elevado e sentimo-nos como se fôssemos invadidos por um entusiasmo sutil e a voz da Vida soa em nossa mente, então, [assim creio]estamos conhecendo a música. Entretanto, se o que escutamos é apenas algo que enaltece ou revigora os nossos instintos animais, torna-nos seres violentos e agressivos, ou, ainda, se o que ouvimos nos torna menos humano, arrisco dizer: isso não é musica, trata-se apenas de um elemento que nutre a nossa debilidade (geralmente é vicioso). A musica manifesta em nós uma essência que desperta nossa criatividade, nosso pensamento e nossos sentimentos mais íntimos.

E para você, o que é música?

 

#VocêJáParouParaPensar?

(Andreone Medrado)
Devaneios Filosóficos