Devaneios Filosóficos

#VocêJáParouParaPensar?

Sobre

A proposta deste Blog é o que considero como parte do dever de cada indivíduo e de todos os coletivos. Aqui,  eu busco a cada dia despertar o que temos de mais carente na sociedade: o pensamento crítico, aquele que nos auxilia a enxergar a vida como ela é e não como gostaríamos (ou gostariam) que ela fosse. Constatações fazem parte desse processo, nem todas são boas, nem todas são ruins, elas apenas são. O valor da necessidade por mudança e por empatia acabam por se dissiparem no ar devido às tempestades de intolerância e falta de desejo pelo conhecimento, que parte da nossa sociedade enfrenta, sobretudo atualmente. Ondas de bipolaridade nas redes sociais, constantes incitações ao ódio nos canais de TV e em outros meios de telecomunicação, anúncios cada vez mais alienantes, bem como um enorme descrédito no poder da educação, acabam por ofuscar o que realmente podemos fazer frente a todo o caos.

Nesse contexto, e de uma forma bem singela, o meu grande objetivo é relembrar-vos o potencial de transformação que todxs temos para agir em tempos difíceis. Portanto, navegue pelo Blog, observe bem as publicações, avalie criticamente a todas elas. Observe cada detalhe deixado por aqui, cada palavra escrita nas entrelinhas e, se achar justo, compartilhe os seus aprendizados com os demais – deixe os seus pontos de vistas e ensinamentos nos comentários. Expresse suas opiniões de forma a revivermos uma linha de pensamento. Não uma linha de pensamento inédita, mas, principalmente, aquela que vem sendo esquecida dia após dia – reitero: o pensamento crítico. Apenas conhecendo quem realmente somos seremos capazes de entender os mecanismos da vida e de, então, buscarmos compreender os demais seres, e isso só se faz quando optamos por enxergar coisas que são reais, e não fantásticas.

Para que tudo isso seja possível, faço uso das diferentes formas e figuras de linguagens que possuímos (verbais e não verbais), observo textos, avalio notícias recorrentes, observo certas atitudes do dia a dia – das pessoas que me cercam e daquelas que nem mesmo conheço pessoalmente – e tento estar antenado às variações do comportamento humano ao longo da história para construir um conhecimento sólido. Por isso, nesse Blog você encontrará textos sobre Religião, Filosofia Clássica e Contemporânea, Reflexões sobre a Vida, Relatos sociais, Reflexões sobre História, Literatura, Música, Artes e, na somatória, sobre Culturas.  Acredito que tudo está de alguma maneira muito bem relacionado. Para temperar os textos, costumo lançar mão de uma boa pitada de ironia (isso ficará bem evidente em vários momentos). Vamos nessa? Confira um por um deles! #VocêJáParouParaPensar?

 


Sobre o Autor…

Meu nome é Andreone Teles Medrado; se vale de algo dizer, sou formado em ciências biológicas, mestre em fisiologia neuroendócrina, entusiasta nas ciências Humanas (princialmente História e Filosofia) e, atualmente, sou um uspiano que faz Psicologia. À parte esses meros detalhes, vale dizer que busco ampliar o meu olhar sobre as questões humanas que permeiam a nossa formação e construção social. Insisto sempre pelo compartilhamento do saber, pelo fortalecimento da educação e, acima de tudo, pelo desenvolvimento de um pensamento crítico. Mas saber quem sou eu, realmente, demanda convivência. Então, sejam bem-vindxs. Vamos conversar! 


 

 

vjppp[ Devaneios Filosóficos ]

%d blogueiros gostam disto: