Devaneios Filosóficos

#VocêJáParouParaPensar?

Sobre

Criado em 2017, esse Blog é estranho, contém textos estranhos e é escrito por alguém não muito normal. Escrever o que soaria de todo otimista, dizer coisas que alegrariam a suposta alma humana e escolher temas que realmente animariam as pessoas nesse mundo caótico não é, nem de longe, o meu propósito aqui. Qual seria então a ideia de escrever devaneios filosóficos? Ora, a princípio, seria de somente dizer sobre daquilo que me parece muito normalizado e normativamente aceito; questionar as bases de nosso sistema social, pensar sobre os porquês e sobre tudo quanto parecer passível e possível de ser abordado em palavras a partir da minha percepção.

Aqui não existe o compromisso em dizer essa ou aquela “verdade”. Verdades pertencem a conjuntos de outras verdades, a discursos específicos e recortados que podem deixar de existir quiçá por substituição. Então, nesse Blog, como não poderia ser diferente, trago análises e críticas sobre essas verdades e sobre outras concepções pelas quais vivemos e morremos, ainda que sequer nos demos conta dessas ações.

Eu apenas tento entender a sociedade, a vida, a nossa dinâmica existencial e criticar tudo isso. E vale dizer que critico a mim mesmo enquanto critico os humanos, afinal sou um.

Acima de tudo, o que não deve ser perdido de vista é o seguinte: as coisas escritas nesse Blog podem mudar, e mudam o tempo todo. À medida que eu entendo o mundo de outra forma e na medida em que meus pensamentos se consolidam sobre determinada ótica do saber, não me importo em mudar de ideia, de posicionamento ou de ponto de vista – desde que eu esteja convencide, tudo pode mudar de um texto para o outro.

[NOVIDADE: agora tenho um canal no YouTube! Faça um visitinha por lá e, se gostar, não deixe de se inscrever!]


Sobre quem escreve nesse Blog

Andreone Teles Medrado é uma pessoa brasileira de 36 anos, que não se identifica nem como homem nem como mulher; mas que você pode ficar à vontade para usar “ela/dela” ou “elu/delu” como quiser; só não assuma que o pronome define a identidade.

Andreone tem formação em Ciências Biológicas e é Mestre em Fisiologia Neuroendócrina e Neuroanatomia Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é estudante de Psicologia pela USP, e nessa mesma universidade faz Doutorado em Psicologia Evolutiva, na área Etologia Humana, pelo Departamento de Psicologia Experimental. Em seus estudos busca ampliar sua visão sobre as questões humanas que permeiam nossa formação e construção social, como os mecanismos biopsicológicos e sociais envolvidos no comportamento humano, bem como os diferentes caminhos que a humanidade tem feito a partir de uma espécie indiferente (Homo sapiens) até os organismos mais perigosos da terra (humanos).

Além disso, para percorrer esta jornada, Andreone sempre fez questão de compartilhar conhecimentos, fortalecer a educação e, principalmente, desenvolver o pensamento crítico. Em sua formação acadêmica estuda História, Antropologia e Filosofia como aulas complementares oferecidas em sua graduação e pós-graduação.

E nesse Blog busca-se deixa os seus escritos críticos sobre a sociedade e sobre as questões filosóficas e existenciais do ser humano como forma de disseminar questões acerca da vida. Além disso, Andreone usa o YouTube, o Twitter (@Andre1Medrado), o Instagram (@andreone.medrado) e o Facebook para ampliar discussões com as pessoas sobre uma visão mais inclusiva, com atenção às questões raciais e ao movimento LGBTQIA + e relacionamentos não monogâmicos. Andreone é uma pessoa negra de pele não-retinta, vegana, ateia, bissexual e não-monogâmica; e essas são algumas das características de alguém que escreve e estuda sobre a vida, com um certo enfoque nas ações humanas e em suas consequências na existência das coisas.


vjppp[ Devaneios Filosóficos ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: