Certa conversa começou quando eu publiquei a foto abaixo no meu estatus, via WhatsApp:

37044861_611379572579836_6505789243325939712_n

Um amigo – que aqui será chamado por Doutor RK – comentou sobre essa foto, e a conversa prosseguiu como escrita adiante:

Doutor RK:BOA! Mas… o que vc faz postando no “status”? kkkkkkkkkkkkkk

Andreone: _ 😏😏

_ Faço algo simples, mas que nem sempre é interessante à maioria: convido as pessoas a refletirem.

_ Uma faca pode ter várias utilidades. Nas mãos de um cozinheiro ajuda a preparar bons pratos; enquanto nas mãos de um psicopata pode ser fatal.

_ Da mesma maneira, um smartphone pode nos prender ou nos libertar, depende do uso que fazemos dele.

Doutor RK: _🤔

_ Mas… libertar… acho que nunca serei livre… Nasci preso em algo ou alguém e acho que assim morrerei.

Andreone:  _ O que seria a liberdade?

_ Será que ser livre é poder fazer tudo que queremos? 🤔

Doutor RK: _ Liberdade é utopia.

_ É uma das esperanças e sonhos que temos para nos motivar a nos mantermos vivos

Andreone: _ Eu partilho do princípio filosófico de que liberdade não necessariamente é poder fazer tudo que queremos, mas poder ter consciência de nossos defeitos e dominá-los ao invés de sermos levados por eles.

_ Particularmente, quando tive o insight de poder pensar mais por mim que por outras pessoas e pude conhecer mais dos meus defeitos sem a necessidade de um ser superior, pude perceber que me prendia a uma ideia somente por conforto. Achava que era livre, mas era um bom prisioneiro que, inclusive, acariciava as algemas.

Doutor RK: _ Tipo… felicidade… para mim é homeopatia… às vezes farmacológico… mas é de qualquer forma… uma droga! Não conseguimos ficar sem… buscamos a todo momento… seja por segundos de euforia, ou um sentimento ou lembrando de algo que nos faz feliz… como ter liberdade?

Andreone: _ Você não está errado, é isso que o “vendem” como felicidade. Infelizmente. No entanto, ao ver a vida de outra forma, por outro ângulo, poderá perceber que felicidade não é regra. E não é o que vendem como tal.

_ Obviamente que estou longe de ser um pensador e um sábio, mas, quando posso, escrevo algo do que aprendi lá no Blog. Deixo-te um convite para conhecê-lo. E, claro, dar suas opiniões. Serão bem vindas.

Doutor RK: _ Não é à toa que na minha opinião… grandes pensadores… filósofos que tanto nos ajudaram… Platão… Da Vinci entre muitos outros… físicos… Matemáticos… todos nos deram contribuições que a humanidade evoluiu com elas.

_ Mas… até hoje ninguém conseguiu a fórmula para felicidade e liberdade.

_ Nem Jesus 😉.

Andreone: _ Concordo!

_ Sempre deixaram a dica de que não precisamos buscar pela felicidade, precisamos ser Humanos, e enxergar o próximo como um bem precioso. Buscar loucamente pela felicidade pode nos tornar egoístas… É o que parece acontecer. Principalmente quando dizem “felicidade a qualquer custo”.

Doutor RK: _ Liberdade e felicidade plena de acordo com o saber religioso… e não apenas católica… somente após a morte.

_ Embora eu [possa] encontrar essas coisas em mim às vezes
_ Outra me aprisiono por não mais querer a liberdade.

Andreone: _ A visão religiosa vende a liberdade e a felicidade como uma recompensa. Mas acho isso “injusto”.

Doutor RK: _ Mas isso é liberdade? Mas tem vez que nos prendemos pq precisamos viver… e a sociedade tem que para viver tem custos… como agora eu aplicando exame para um aluno.

_ Único que compareceu

Andreone: _ 😢

Doutor RK: _ Triste né? Em diversos aspectos

_ Gosto de fazer o que vc gosta também.

_ Ficar viajando em nossos pensamentos… mas… às vezes acredito que o que queria mesmo é por um momento experimentar o nada… não pensar, sentir, lembrar de nada.

_ E aí juntando que para o religioso a felicidade e liberdade vem pós morte

_ Não começa a fazer sentido?

Andreone: _ Muita coisa faz sentido.

_ Você gostaria de conhecer os pensamentos budistas, tibetanos e egípcios. Não por religião, mas para correlacionar com o que você diz. Faz sentido!

Doutor RK: _ Sim
_ Budismo conheço.

Andreone: _ Muitas coisas e conceitos são frutos de esvaziamentos sociais. Muitas coisas são transformadas para satisfazer a massa, não necessariamente para nos tornar mais Humanos.

_ Eu gosto muito da Filosofia budista. Acho riquíssima.

_ O conceito de felicidade que ela passa é incrível.

Doutor RK: _ Pensei em me converter… mas decidi que não é essa a questão… se tenho meus demônios como católico… terei como budista ou qualquer outra coisa… não é a religião que me salvará mas sim meus sentimentos e pensamentos… e são esses meus demônios… deixo mtas e mtas vezes meus sentimentos afetarem é mto os meus pensamentos!

Andreone: _ 😶😶😶

_ Você leria um texto que fiz sobre Religião?

_ 🤔

Doutor RK: _ Manda link

Andreone: _ Viu só! Um “mero” status de WhatsApp rendeu-nos bons devaneios filosóficos. 😉

[ Fim ]

. . .

Conversa com RK

. . .

#VocêJáParouParaPensar?

 

Você já segue o Blog Devaneios Filosóficos? Aproveite e faça essa boa ação, siga o Blog e receba uma notificação sempre que um novo texto for publicado. Também, se gostar, siga e compartilhe a nossa página no Facebook.

 

Andreone T. Medrado
Devaneios Filosóficos