Caso você tenha lido outras publicações aqui no Blog, certamente percebeu que sempre faço menção a determinados conteúdos através de links com a intenção de facilitar e dinamizar a compreensão daquilo que escrevo. Mas, aqui será um pouco diferente! Sim, deixarei links, mas serão sobre um conteúdo específico. Quero apresentar-te um canal que considero o melhor meio de divulgação filosófica do Youtube. E não é exagero meu!
A Nova Acrópole é uma Organização Internacional de Filosofia, presente em mais de 50 países, e baseia-se em três pilares principais: filosofia, cultura e voluntariado. Em relação ao canal da Nova Acrópole (Brasil) no Youtube, ele existe desde 9 de Novembro de 2008 e, neste exato momento, conta com exatos 531 vídeos. Cada um deles é uma oportunidade riquíssima de aprendizagem, dos quais nenhum é vazio ou desnecessário. Não me pergunte a quantos vídeos eu já assisti… eu realmente não conseguiria saber, pois já assisti a muitos (muitos mesmo!). Apenas a título de curiosidade, o primeiro vídeo a que assisti se deu por acaso. Alguém, de quem não me lembro mais, compartilhou um vídeo da série Degustações Filosóficas no Facebook – esse vídeo falava sobre a música. Desse dia em diante, sigo o canal e assisto a cada vídeo novo sempre que possível. Foi uma de minhas melhores descobertas no Youtube!
E não para por aí. O canal conta com a participação de vários professores, todos muito bem capacitados e dedicados ao ensino da filosofia – isso é nítido na maneira como conduzem as palestras. Entretanto, há uma professora que considero diferenciada: Lucia Helena Galvão. Essa filósofa, que tem um conhecimento admirável, consegue discorrer sobre os mais variados temas da vida de maneira sutil, humilde e aprofundada. O mais interessante dessa professora, e que caracteriza a verdadeira proposta da Nova Acrópole, é o fato de abordar a filosofia no contexto prático da vida humana. Então, se você busca por um canal meramente intelectual, que trabalha a teoria da filosofia, falando de textos e mais textos, livros e mais livros, esse não é a melhor opção. No entanto, se você realmente quer aprender filosofia à maneira clássica, com a possibilidade de aplicá-la concretamente em sua vida e iniciar um processo de expansão mental, com impactos positivos na sua vida e na de quem o cerca, não perca tempo! Acesse e siga o canal, curta a página no Facebook e, principalmente, esteja preparado para pensar!
Muito me alegra perceber que tanto o canal quanto a página no Facebook estão alcançando maior visibilidade. Desde que conheci o canal (se não me engano, em 2016) ficava me perguntando como um local repleto de bom conteúdo poderia ter tão poucos inscritos (“inscritos” pode ser sinônimo de alcance). Que bom que isso vem mudando. Quando acessei o canal pela primeira vez, ele tinha pouco mais de 50 mil inscritos, hoje esse número é de 120.726; a página no Facebook, que tinha pouco mais de 40 mil “curtidores”, hoje apresenta mais de 67 mil, com 71.163 seguidores. Isso é, sem dúvidas, um ótimo motivo de contentamento, pois mostra que mais pessoas estão se interessando por conteúdos que desenvolvem o melhor do ser humano: o ato de pensar humanamente.
Então, deixo aqui esta sugestão: conheça essa preciosidade. Abaixo estão os links que te permitirá acessar os diferentes portais da Nova Acrópole, além da possibilidade conhecer um pouco mais sobre a Professora Lúcia Helena:
Conheça o Canal Nova Acrópole (Brasil) no Youtube:
Visite o site da Nova Acrópole:
Curta e siga a Página da Nova Acrópole no Facebook:
Conheça um pouco do trabalho da Professora Lúcia Helena Galvão:
Aproveite para visitar o Blog da Professora Lúcia Helena Galvão:
E, claro, aproveitem para conhecer a Página Devaneios Filosóficos no Facebook:
#VocêJáParouParaPensar?
Andreone T. Medrado
Devaneios Filosóficos