Cada ser humano passa por experiências ao longo do tempo e algumas dessas experiências, por uma ou por outra razão, tornam-se tão significativas que deixam de ser “apenas” experiências e se tornam aprendizados. Por outro lado, penso que há um certo desprezo derivado da desatenção o qual pode dificultar a nossa percepção das coisas e deixar passar certos aprendizados importantes. Esse tal desprezo é aqui posto no sentido mais literal, que é de “des-prezar“, deixar de valorizar determinada experiência ou conjunto dessas. A gente se acostuma tanto a simplesmente seguir a vida e “deixar as coisas acontecerem” que perdemos a sensibilidade de observar atentamente o que se passa inclusive conosco ao longo de nossa existência. E é aqui mesmo que entram os dois grandes aprendizados que realmente modificaram a minha maneira de ser, ver e estar no mundo, que são:

1º) Tudo muda.
Essa mudança pode ocorrer lentamente, mas também pode ser que ela ocorra de uma maneira drástica; Que as coisas mudam o tempo todo é um fato; e que elas seguirão mudando é quase uma certeza. Permanecer inalterad@ é uma ilusão, pois no mínimo estaremos nos modificando para nos adaptar ao novo e, por mais que pareçamos constantes, na verdades estaremos constantemente em uma mudança que busca uma adequação.

2º) Mudar não é necessariamente errado.
Tod@s mudamos o tempo todo; enxergar a mudança como um fato pode nos ensinar muitas coisas, inclusive que, se nós mudamos ao longo do tempo, outras pessoas mudam, e elas também terão seus momentos de “virada”, os quais não pertencem ao nosso universo controlado. É normal ter medo de mudar, mas tema principalmente não saber o que está mudando em você sem que você ao menos o perceba. Muitas de nossas mudanças não são erros, são mudanças que nos transformarão.

*  *  *

Por isso, peça-me o que quiserem, menos para que eu seja sempre o mesmo!

 

Medo de mudar.II

 

*  *  *

vjppp

 

Andreone T. Medrado
Devaneios Filosóficos

[ . . . ]

Você já segue o Blog Devaneios Filosóficos? Aproveite e faça essa boa ação, siga o Blog e receba uma notificação sempre que um novo texto for publicado. #VocêJáParouParaPensar?

 


NOTA: A imagem utilizada para compôr essa publicação foi obtida aqui.