Este é apenas um anúncio rápido de um projeto filosófico que pode demorar de chegar, mas que o deixo aqui como um registro importante. Ademais, esse posicionamento filosófico tem sido teorizado há pelo menos dois anos, mas pode ser que sejam necessários mais alguns anos até que ele ganhe forma e seja de fato proposto. Apesar disso, não tenho dúvidas de que esse Blog já deixou muitas pontas expostas sobre essa ideia – resta-me tecer pano suficiente para amarrá-las. Mas aqui vai, como sugere o título, apenas um prenúncio:

O produto mais cobiçado pelas várias Humanidades é o corpo. Não existe sequer uma sociedade humana na qual o corpo – seja ele qual e como for – não seja um objeto comercial e comercializável. O corpo é – e sempre será – a fonte ou o receptor de mecanismos sociopolíticos e socioculturais. Todos os corpos são, para além de indivíduos, pessoas e sujeitos, objetos políticos; e não há corpos fora do sistema, bem como não há sistemas sem corpos. No dia que essa dinâmica mudar, no momento em que os corpos forem retirados do sistema, mudará, então, toda a nossa noção já imaginada e imaginável do que é humanidade – quiçá ela deixe de existir ou, no mínimo, seja radicalmente reinventada.

Andreone Teles Medrado

* * *

vjppp

Andreone T. Medrado
Devaneios Filosóficos

[ . . . ]

Use o espaço dos comentários para compartilhar também a sua opinião por aqui! Você já segue o Blog Devaneios Filosóficos? Aproveite e faça essa boa ação, siga o Blog e receba uma notificação sempre que um novo texto for publicado. Conheça o meu canal no YouTube. #VocêJáParouParaPensar


NOTA: a imagem usada para compor a capa desse texto foi obtida aqui.