SERÁ?

A História da humanidade continua a cada segundo; e esse mapa animado mostra como estamos conectados em pleno Século XXI.

Observe com atenção e cuidado o mapa abaixo. Ao mesmo tempo que esta rede é incrível, também é preocupante. Inevitavelmente, uma reflexão que surge ao olhá-la é a de “como está a situação do planeta e o que estamos fazendo com nossas vidas (nossas vidas = vidas de todos os seres vivos)”, além disso a de “o que buscamos com tudo isso? Seria talvez o crescimento do ser humano enquanto ser biológico, puramente, ou existe alguma preocupação mais depurada?”. Uma interconexão como esta não deveria existir sem que juntamente houvesse o compromisso com todos os conectados. Será que isso acontece? Será que estamos buscando a união ou, embora cada vez mais conectados, tornamo-nos isolados em nosso próprio “mundo”, presos à nossa própria bolha? Suspeito de que essas mesmas linhas que nos ligam mundo à fora, em algum momento sirvam para construir a corda com a qual nos enforcaremos – se nada mudar.

Deixo, assim, uma fagulha para você, que pratica o raro ato de pensar; portanto, incendeie a sua mente com reflexões profundas, e que estas transformem-se em ações positivas. Pois, como disse Yuval N. Harari – em seu brilhante livro ‘Homo Deus‘ -, “uma ideia só muda o mundo quando muda o nosso comportamento“. Então, mudemos. Assim, SERÁ possível imaginar uma outra utilidade para a corda, ou para as linhas.

 

> O mapa de base desta imagem mostra as luzes noturnas visíveis do espaço, o que indica áreas onde as pessoas vivem, trabalham e consomem energia.

> As linhas vermelhas representam 87 mil vôos diários que ligam cidades e culturas ao redor do mundo.

> As linhas azuis representam os caminhos de 3500 embarcações comerciais ao longo de um ano, que é apenas 10% do tráfego total de transporte marítimo.

> As linhas verdes representam as estradas do mundo, usadas por mais de 1 bilhão de veículos motorizados.

#VocêJáParouParaPensar?

Andreone Medrado
Devaneios Filosóficos