Você já parou para se questionar sobre o que realmente seria uma pessoa de sucesso?
Ecoa-se por toda a história humana um dizer de que é preciso ser uma pessoa de sucesso para que a sua vida não seja banal. Busca-se por isso todos os dias, desde os séculos que o vento levou. Mas, será que sucesso é realmente essa palavra vazia e injusta que escutamos e lemos todos os dias em praticamente todos os lugares? Se esse tal de sucesso é necessário ao ser humano, por que apenas alguns conseguem, enquanto outros, independentemente do que façam, jamais conseguirão? Isso parece-me um tanto ilógico e injusto. Isso não é sucesso, mas sim um novo vestido fantasioso do ilusionista [meritocracia]. Uma coisa é verdadeira: somos hábeis em esvaziar palavras que um dia foram cheias de sabedoria.
Reparem na definição on-line do que é sucesso, expressa na imagem. (Obviamente que a fonte não é a recomendada para fazer-se uma pesquisa dessa natureza, mas não sejamos ingênuos; sabemos que, apesar de sua enorme importância em nossas vidas, os buscadores on-line funcionam como vento sobre as velas de barcos para aqueles que sequer sabem aonde querem chegar com as informações recebidas).
Acessado pela última vez em 27 de Dezembro de 2017, às 18h09.
Quando observamos a “etimologia resumida” dessa palavra notamos a contradição do que ela representou e do que hoje se conhece dela. Percebemos que seu sentido foi adaptado ao “ter” e não ao “ser”. Quando na verdade, de acordo com a sua origem (ainda na mesma fonte de pesquisa), está relacionado à entrada e à abertura, bom resultado. O grande detalhe é que escolhemos usar essa palavra somente para coisas fugazes e geralmente fúteis e superficiais.
Que entrada? Que abertura?
[minha opinião] Entrada em um mundo novo, o do conhecimento da vida e seus mecanismos; e Abertura da nossa mente, que ocorre quando buscamos por coisas mais sutis, superiores. Isso é ter bons resultados.
[para mim] Atinge-se o Sucesso na medida em que crescemos como seres humanamente verdadeiros, fraternos, nobres, amorosos e justos.
Se me pedisse uma dica, independente da minha e da dua crença, eu diria [repetiria]:
“Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo“. (João 15: 12) e “Amai-vos uns aos outros como a ti mesmo“. (Mateus 22;39).
E então? Para você, seria uma pessoa de sucesso?
Saiba mais sobre como enxergar o que considero ser O Sucesso lendo a publicação Vencer na Vida.
Andreone T. Medrado
(Devaneios Filosóficos)