Pense em um livro de 900 páginas. Quanto tempo você acha que precisaria para concluir essa leitura?
Realmente não precisarei falar sobre a leitura propriamente dita. Falei bastante a cerca desse tema na publicação anterior, chamada É preciso ler [?].
Para refletir
Em um contexto histórico no qual praticamente todas as relações interpessoais são feitas por meios eletrônicos e virtuais, as pessoas ficam cada vez mais tempo manipulando computadores e smartphones. Esse contato com o mundo virtual é tão intenso que, mesmo quando não são realizadas atividades profissionais ou acadêmicas, faz-se uso dessa tecnologia de forma, às vezes, exagerada ou desnecessária apenas como um simples passa tempo. No que diz respeito ao indivíduo em particular, por vezes este queixa-se da falta de tempo para a realização de outras atividades, quer seja escrever algum texto, fazer exercícios físicos, cuidar de um jardim e, para entrar no assunto, ler um livro.
Dirigindo-te a fala, pergunto: você já parou para mensurar quanto tempo você passa , por exemplo, monitorando as redes sociais como o Facebook e Instagram, rolando o feed sem nenhum propósito construtivo, apenas para saber da vida de pessoas que ao menos sabem da sua presença por ali? Arrisco o palpite de que são gastos, no mínimo 60 minutos diários, considerando que você faça isso em parcelas de 20 minutos (ao acordar, no horário de almoço e antes de dormir). Esse é o meu palpite, no entanto, uma pesquisa mostra dados ainda mais interessantes. A verdade é que, se quisermos separar um momento do nosso dia para uma atividade como a leitura, já sabemos por onde começar. Precisamos reavaliar o que fazemos com o nosso tempo.
Estabelecendo uma meta coerente
É fundamental que, ao pensar em se estabelecer uma meta, ela seja coerente com a sua vida e com o seu ritmo. Seria inútil, por exemplo, iniciar um projeto de leitura propondo-se a ler uma bíblia por semana – além de não fazer sentido, seria decepcionante já na primeira tentativa (a menos que você tenha habilidades paranormais, isso seria impossível). No entanto, existem medidas muito mais inteligentes e adequadas! Para isso, organize os seus horários e escalone suas atividades diárias por prioridades. Verá que sobrará tempo para ler livros. Tente trocar o urgente pelo prioritário, tal atitude fará da sua vida algo muito mais fluido.
Estratégias
Existem pelo menos duas estratégias quando pensamos em uma meta de leitura. Ou você escolhe ler um certo número de páginas por dia, ou, decide ler por um determinado intervalo de tempo fixo a cada dia.
Se você escolher ler por intervalos de tempo fixos, poderá usar essa estratégia com qualquer que seja o assunto do seu livro. Por exemplo, eu geralmente escolho ler no mínimo durante uma hora por dia. Procuro cumprir essa uma hora de uma só vez, mas nada impede que você o faça de forma fracionada. Em 2017, por motivos de estudos, eu lia sempre antes de dormir. Atualmente, agarro a primeira hora livre que tenho entre as atividades obrigatórias e vou ler o meu livro. Nesse caso, não é possível calcular com precisão em quanto tempo você lerá um livro, pois isso dependerá, além da sua velocidade de leitura, do tipo de linguagem escolhida. Um livro de linguagem simples pode render, por exemplo, 20 páginas por hora, ao passo que um de linguagem mais clássica pode render apenas 10. Isso sugere que podemos ler um livro de 600 páginas entre um e dois meses (considerando que todos os dias você lerá ao menos 1 hora).
Por outro lado, caso opte por ler um certo número de paginas diariamente, fica mais fácil de estabelecer a sua meta. Digamos que, assim como eu, você escolha ler 25 páginas por dia, independente do tempo e dos momentos que você separará para concluir essa etapa (desde que seja no mesmo dia). Dessa maneira, provavelmente você conseguirá terminar um livro de 600 páginas em até 24 dias. Se a sua meta subir para 30 páginas por dia, o o livro será finalizado em apenas 20 dias.
Observe que estou falando em um livro de 600 páginas; isso é apenas a título de exemplificação. Falei desse número de páginas por que é natural estarmos em algum lugar e uma pessoa começar a ler aqueles livros grossos, imensos, terríveis e logo nos perguntarmos “como alguém consegue ler um livro desse tamanho?”, “quanto tempo será que essa pessoa gasta para ler esse monstro?“. Mas repare que muitos e muitos livros têm entre 200 e 300 páginas, ou seja… lendo no ritmo de 25 páginas por dia, você concluirá uma leitura dessas entre 8 e 12 dias. Seriam aproximadamente 3 livros por mês, 36 livros por ano. Quantos livros você leu em 2017?
A boa notícia é que, com o tempo, a sua habilidade e o seu gosto pela leitura certamente aumentarão, e você perceberá que a sua velocidade também acompanhará esse acréscimo – o que significa que você poderá ler ainda mais livros. Isso não é interessante? Um livro de 600 páginas não será mais motivo de espanto, pelo contrário, será algo comum na sua vida.
Nem todos leem livros impressos, e isso pode ocorrer por vários motivos (altos preços, local de armazenamento, transporte, ou porque simplesmente preferem a versão eletrônica). Ainda assim, tudo que eu disse acima é válido para quem utiliza tablets, já que em uma leitura em PDF é possível acompanhar o número de páginas lidas. E, se você prefere ler por e-Reader (como Kindle, Kobo, Lev, ou qualquer outro), apesar de algumas diferenças, não pense que essa meta não se aplica. Basta que, ao invés de páginas, você trabalhe com porcentagens de leitura. Escolha, por exemplo, ler 5% ao dia… claro que isso também vai depender do quão grande ou pequeno é o seu livro. Não custa tentar.
Por onde começar?
Essa dúvida é bem simples de ser sanada! Suponha que você escolheu ler x páginas ou y horas por dia. Em um dia dedicado para testes, pegue o seu bom e velo smartphone, deixe-o no na função de cronômetro e escolha duas dessas opções: (1ª) cronometre quanto tempo você leva para ler uma página inteira (dê preferência para uma página que tenha o máximo de texto) ou (2ª) cronometre por um período de 60 minutos e veja quantas páginas você consegue ler. Seja qual for a a sua escolha, faça isso pelo menos duas vezes, para ter mais precisão. Na primeira opção, você saberá, por exemplo, quanto tempo levará para ler 10 páginas – e poderá aumentar esse número de acordo com a sua disponibilidade de tempo naquele dia -, enquanto na segunda, saberá quanto renderá o seu horário de leitura.
Lado bom: você saberá qual o seu ritmo, assim poderá prever em quanto tempo lerá um determinado livro. Lado nem tão bom assim: livros variam de editora para editora. Algumas delas abusam nos espaços e tamanhos das fontes, quer seja deixando a letra muito grande ou muito pequena, quer seja com espaçamento largo entre as frases. O que eu geralmente faço: quando inicio um livro novo, durante a primeira leitura, aproveito para cronometrá-la partindo uma das opções que falei acima. Uma outra vantagem dessa metodologia é que, além de saber qual o seu ritmo, você pode aumentar a sua meta, ou reduzi-la conforme você vai se autoconhecendo no hábito da leitura. Exemplificando: digamos que eu previa que, lendo 20 páginas por dia seria possível terminar o um livro em 10 dias; no entanto, após alguns cálculos descubro que se aumentasse mais 8 páginas por dia o terminaria em apenas uma semana. Já ajudaria, não é verdade!!! Me renderia um livro lido a mais por mês.
Que fique bem claro!
A quantidade de livros lidos ao longo de uma semana, um mês, um ano ou de uma vida não quer dizer nada por si só! Nada mesmo! Mais vale ler um livro e entendê-lo e absorvê-lo, do que ler 100 livros por ano e ainda assim continuar sendo a mesma pessoa que leu o primeiro. Livro bom é aquele que nos faz pensar e que nos incita a questionamentos; então, leia e questione-se! com certeza você terá muita chance de ser uma pessoa diferente após cada leitura, sejam elas quantas forem, passe o tempo que passar.⚠️Leia com qualidade!⚠️ No entanto, uma boa meta de leitura servirá para te auxiliar na organização de sua leitura. Vamos viajar um pouquinho para isso ficar ainda mais esclarecido.
Se ao menos o meu ano fosse como em Saturno
Às vezes me pergunto se conseguirei ler metade dos livros de que tenho vontade, ou se saberei metade do conteúdo que almejo até o fim da minha vida. A resposta é categórica: NÃO e NÃO!
Segundo dados divulgados pelos IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em São Paulo (de onde eu falo) a expectativa de vida para homens é de 78,1 anos, enquanto para mulheres é de mais de 80 anos. Pense comigo, eu quero ler muitos livros e já estou com 31 anos; pelas estatísticas, restam-me 47 anos de vida; então, seguindo os cálculos que já fizemos, se eu lesse 36 livros por ano, ao fim de minha vida terei lido cerca de 1692 livros. Esse número deve ser da minha lista de desejos atual… imagine daqui a 47 anos… a cada dia eu descubro um livro novo para ler… Ou seja, se com uma meta bem estabelecida matematicamente eu vejo que não conseguirei ler todos os livros quais desejo, sem meta alguma isso seria ainda mais distante. Tudo bem, você achou que 1692 livros é um número grande? Fique sabendo que, segundo cálculos do Google, o número de livros que já foram publicados na História Moderna seria de 130 milhões, ou 129.864.880 para ser exato. Nesse sentido, sabendo que não vivo em Saturno (onde a duração de uma translação é de 29 anos) e que nosso ano terrestre tem apenas 12 meses, se eu puder otimizar a minha leitura, só terei a ganhar. Morrerei sabendo de quase nada, é verdade; mas terei aprendido e, assim espero, terei compartilhado algo para o meu próximo. Essa é uma das justificativas para que exista uma boa meta de leitura. E você, o que acha disso?
Depois de tudo isso e de você ter feito alguns testes de velocidade, quanto tempo você levaria para ler um livro de 900 páginas?
Qual a sua meta de leitura? Como você a executa? Qual a sua melhor dica e orientação para nós que desejamos ser leitores assíduos Por favor, compartilhe conosco as suas experiências, deixe-nos os seus comentários! Vamos nos unir em prol do conhecimento e da melhoria da educação no nosso país!
#VocêJáParouParaPensar?
[NOTA: A imagem da capa foi retirada deste link.]
Andreone T. Medrado
Devaneios Filosóficos
Bom demais! Vou publicar na minha página do facebook! Posso?
Um abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Claro, Ana! Seria uma honra!
Muito obrigado! 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
😜 obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Podemos ler por prazer ou por obrigação. Se for pela segunda opção nem preciso comentar, todos nós, ao longo da nossa formação escolar, tivemos que ler vários livros, os quais esquecemos tão logo fizemos a prova. Agora, no caso da leitura ocorrer pelo prazer de ler, aí tudo muda, tudo flui, vc viaja, sonha, se entrega e é submergido pela estória. Em ambos os casos é necessário adotar algumas regras para que a leitura desmanche, mas principalmente quando lemos por obrigação, pois normalmente temos um prazo estabelecido e tudo acontece para nos atrapalhar, desanimar, bate a vontade de pular páginas ou de procurar um resumo da obra na internet. Há muito passei da fase das leituras obrigatórias, então prefiro comentar sobre o outro caso, pois sou o tipo de leitor que ama ler, mergulhar na leitura é tão fácil qto cortar manteiga com faca quente. Só tenho uma regra: se até a página 50 ou o fim do 2o capítulo o livro não me envolver, não desperdiço meu tempo, abandono a leitura e parto para outro, pois há milhões de livros interessantes à minha espera, impressos ou no formato digital.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Agradecido pela participação, caro Dario!
Concordo com o que disse em “[…] no caso da leitura ocorrer pelo prazer de ler, aí tudo muda, tudo flui, vc viaja, sonha, se entrega e é submergido pela estória”. A leitura, no sentido que você destaca, é muito poderosa e transformadora!
Além disso, foi muito interessante você compartilhar o seu “critério de continuidade” de uma leitura! É uma ótima estratégia! Existem muitas coisas chatas por aí, mas ler um livro sem vontade, é sem dúvidas algo terrível!
Um forte abraço!
CurtirCurtir