#VocêJáParouParaPensar? Muitas frases prontas e ditas por pessoas supostamente de “sucesso” parecem reconfortar desde o coração mais enérgico ao mais preguiçoso. Esta frase [abaixo] mostra-se dessa forma. Dizer que “você é a média das cinco pessoas com quem mais convive” pode parecer legal e servir, aos menos observadores, de consolo e alívio, mas na realidade eu a enxergo como uma possível grande mentira.
Nesse contexto, você tem pelo menos duas opções:
1) acreditar nessa frase e, consequentemente, aceitar que o determinismo realmente existe em sua mais clara definição – ou seja, que você é invariavelmente um produto do meio -, ou,
2) não aceitá-la como verdade e procurar [re]conhecer a si mesmo(a) e ao próprio meio em que você está inserido, rejeitando aquelas influências que poderiam prejudicar a sua formação enquanto ser Humano verdadeiro.
O meio em que você vive – a sociedade, a família, as redes sociais, as igrejas/religiões – podem sim exercer influência sobre a sua forma de viver e de pensar; no entanto, isso não significa que ele modelará a sua forma de existir. Mas, contudo, porém, entretanto, todavia, você tem o direito de acreditar no fácil por preferir não dispender energia para a sua construção pessoal, bem como também é seu direito decidir por ser alguém melhor a cada dia independentemente do lugar em que está inserido(a). O que você prefere? O que você fará?
Particularmente, não concordo com esta frase. E dizê-la por aí com orgulho soa mais como uma tentativa de manipulação e segregação que de encorajamento.
#VocêJáParouParaPensar?
Você já segue o Blog Devaneios Filosóficos? Aproveite e faça essa boa ação, siga o Blog e receba uma notificação sempre que um novo texto for publicado. Também, se gostar, siga e compartilhe a nossa página no Facebook.
Andreone T. Medrado
Devaneios Filosóficos
Nota: A imagem utilizada para compor a capa dessa publicação foi obtida aqui: Fumaça PNG, Marionete.
É que nem receita de bolo, cada um faz de um jeito mesmo seguindo “a risca” aquela receita… No entanto “frases prontas” assim dão mais preguiça que qualquer outra coisa, e motivação com certeza não dão, pois de “Lair Ribeiro” o mundo está cheio e poucos são o “sucesso” dos conselheiros da autoajuda… Valeu por mais um devaneio!!! =)
CurtirCurtido por 1 pessoa