#08 – da opinião apressada. Quanto mais rapidamente – e pautada em certezas engessadas – se forma uma opinião, mais provavelmente isso indica que se é um ser dogmático. É como o relâmpago que surge durante a noite: primeiro se vê a luz; depois de um tempo, ouve-se o som. Quem inverte esta ordem e garante a resposta antes do pensamento, certamente que não viu nem ouviu, mas ainda assim afirma categoricamente aquilo que só encontra morada e sentido dentro de sua cabeça: em seu medo de não saber, no terror da dúvida, nas sombras da incerteza. A opinião puramente pela opinião. Se na trovoada fecham-se as janelas, no dogmatismo fecham-se os questionamentos, opina-se sem análises: é porque é, diz a insensatez. E, quiçá, por temer a ignorância ou por não ter outra possibilidade de argumentação, emite-se uma opinião – seja ela qual for, mas de preferência a mais enraizada, a mais impensada, aquela que não precisa de um sentido para fazer sentido – a mais apressada possível. É uma opinião relâmpago, que brilha de longe e diz “estou aqui“, mas que é também barulhenta e fugaz.
* * *
Andreone T. Medrado
Devaneios Filosóficos
[ . . . ]
Use o espaço dos comentários para compartilhar também a sua opinião por aqui! Você já segue o Blog Devaneios Filosóficos? Aproveite e faça essa boa ação, siga o Blog e receba uma notificação sempre que um novo texto for publicado.
#VocêJáParouParaPensar?
NOTA: A imagem utilizada para compôr essa publicação foi obtida aqui.
Muito obrigado pelo comentário, meu querido!
Fico muito contente mesmo!!
Nem preciso dizer que concordo com o que você disse em “Isto se propaga para as opiniões sobre os fatos do cotidiano, não há espaço para uma reflexão sobre o tema, antes da explosão da opinião”.
Sinto que as pessoas falam muito, mas conversam pouco.
Um forte abraço!
Muitíssimo obrigado pelas suas visitas ao Blog!
CurtirCurtir
Ótimo texto! Seus devaneios carregam é muita lucidez das ideias. Fazem refletir: Percebo nas conversas que as pessoas não estão ouvindo, presas em seus próprios pensamentos e convicções; e, para além, não esperam a conclusão, para, de logo emitir opinião, já formada, chamo de “leitores da mente” rsrs (poucas não são assim – melhor: “não estão”). Isto se propaga para as opiniões sobre os fatos do cotidiano, não há espaço para uma reflexão sobre o tema, antes da explosão da opinião! Sempre aprendendo aqui. Abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa