medo

me.do
sm

1. [PSICOL] (I) Uma das quatro emoções primárias (a saber: medo, raiva, tristeza e alegria). (II) Estado psicológico provocado ou aflorado pela consciência: do perigo (real ou imaginário), de um evento futuro não seguro ou de uma ameaça.
2. [ATM] A principal ferramenta utilizada para legitimar todos os relacionamentos abusivos (Religião, Estado, Família, Sociedade, amor, felicidade, liberdade, etc.).
3. [ATM] (I) reação que todas as pessoas têm em algum momento de suas vidas, mas cuja demonstração é socialmente repudiada, uma vez que a Cultura da Prosperidade enaltece quem – embora sangre, sofra, chore e se destrua por dentro – nunca se diz amedrontado(a); (II) um estado atordoador quando escondido, subestimado e desvalido – mas que a maioria das pessoas não aprendeu a revelar, entender e medir; (III)  o maior inimigo de quem se cobra demais; (IV) o que sinto quando penso em desistir o que algumas pessoas sentem quando pensam em desistir.
4. [SL] [Deixe a sua definição e/ou percepção nos comentários.]

 

Do latim, metus.

 

*  *  *

vjppp

 

Andreone T. Medrado
Devaneios Filosóficos

[ . . . ]

Use o espaço dos comentários para compartilhar também a sua opinião por aqui! Você já segue o Blog Devaneios Filosóficos? Aproveite e faça essa boa ação, siga o Blog e receba uma notificação sempre que um novo texto for publicado.
#VocêJáParouParaPensar?

 


Abreviações: PSICOL – psicologia; ATM – definição segundo Andreone Teles Medrado; SL – definição segundo o leitor ou a leitora.